domingo, 1 de março de 2009

O MUNDO É UM MOINHO



Sem nenhuma inspiração, com tédio, estava eu ali, parada, inerte até que uma amiga muito estimada veio me falar de um texto, uma letra de música (Para ser mais exata). Sua descrição em relação ao autor foi o que mais me chamou a atenção; — Faz parte dos devaneios tolos de um louco.
Cada um tem modo de expressar suas opiniões e esse paradoxo de minha amiga foi o que me levou a ler o texto novamente, e tanto gostei, que o coloco aqui, para quem interessar ler. O texto me lembra Dom Quixote de La Mancha e seu fiel amigo e companheiro Sancho Pança, Dom Quixote em sua loucura enfrentando os gigantes, que eram na verdade moinhos. Desde que nascemos enfrentamos o mundo, um outro gigante na visão de Agenor de Oliveira, somos loucos? Talvez eu releia a obra de Miguel de Cervantes , com outros olhos.
O texto é
“O mundo é um moinho” e o autor Agenor de oliveira, mais conhecido como Cartola.


O MUNDO É UM MOINHO

Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que iras tomar
Preste atenção querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem amor
Preste atenção o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
Vai reduzir as ilusões à pó
Preste atenção querida
Em cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés

Um comentário:

  1. Obrigado pela indicação de meu texto sobre Clarice Lispector, e parabéns pela edição do poema-música de Cartola, esse inesquicível mestre do samba.

    Um abraço.
    Pedro.

    ResponderExcluir