domingo, 29 de março de 2009

POEMA E MELODIA



Me encantei com um trecho da biografia de Francis Hime, feita por Ruy Castro, na qual ele faz menção a grandes ícones da musica brasileira.


"Tom Jobim é um piano, Caymmi, um violão, Vinícius, uma caneta, Noel, um terno branco. Por analogia, Francis Hime é uma orquestra. E uma orquestra sinfônica. Não uma sinfônica convencional, apoiada exclusivamente nas cordas, madeiras e gravatas, mas uma formação enriquecida por metais de gafieira, cavaquinhos de chorões e tamborins de escola de samba."

( Ruy Castro)


Minha especial atenção foi a Vinícius de Moraes o poeta que escrevia com o coração, que sempre inovava e encantava. Ele foi o poetinha tomado pelos instintos que viveu a vida de um modo desregrado e intenso, foi dor, porém foi amado e foi amor.
Francis Hime, é a melodia em pessoa, a paixão e a dor transmitidas na musica.
O fato é que Vinícius e Francis juntos, originaram uma música única, com letra e melodia profundas, chamada “ A DOR A MAIS ”.
alguns amigos se referem a ela como “ A maior dor de cotovelo ” eu a tenho como uma obra prima , a livre alma poeta e a sinfonia.



A DOR A MAIS


Foi só muito amor
Muito amor, demais
Foi tanta paixão
Que o meu coração
Amor!
Nem soube amar mais...

Inventei a dor
E como ela nos doeu
Ah! que solidão
Buscar perdão
No corpo teu...

Tanto tempo faz
Tens um outro amor
Eu sei!
Mas nunca terás
A dor a mais
Como eu te dei
Porque a dor a mais
Só na paixão
Com que eu te amei...

3 comentários:

  1. Oi Poli.
    Quero deixar meus parabéns aqui porque o Blog está simplesmente espetacular e é bem a tua cara mesmo...

    =)

    Dei uma lida rápida nos outros posts e tenho de reconheçer que o seu blog está bem gostoso de se ler e acompanhar.
    Grande beijo garota... Continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Olhe, a parceria que para mim ficou marcante em poesia musical foi do Hime com o Chico. Veja essa lindeza:
    ATRAS DA PORTA.
    Quando olhaste bem nos olhos meus
    E o teu olhar era de adeus
    Juro que não acreditei
    Eu te estranhei
    Me debrucei
    Sobre teu corpo e duvidei
    E me arrastei e te arranhei
    E me agarrei nos teus cabelos
    No teu peito (Nos teus pelos)*
    Teu pijama
    Nos teus pés
    Ao pé da cama
    Sem carinho, sem coberta
    No tapete atrás da porta
    Reclamei baixinho

    Dei pra maldizer o nosso lar
    Pra sujar teu nome, te humilhar
    E me vingar a qualquer preço
    Te adorando pelo avesso
    Pra mostrar que inda sou tua
    Só pra provar que inda sou tua...*
    * verso original vetado pela censura

    ResponderExcluir
  3. Oi, voltei só para lhe apresentar o blog de meu irmão. Um grande poeta, mas tímido. Você vai gostar
    http://etudoacabaempoesia.blogspot.com.
    Paz e bem.

    ResponderExcluir